segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Benefícios do açaí na alimentação


Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional.

De fruta conhecida apenas entre os indígenas e habitantes do norte brasileiro a estrela internacional consumida pelo mundo. O açaí, nativo de uma grande palmeira muito comum na Amazônia. Seu nome vem do tupi e significa “fruto que chora”, por sua peculiaridade de produzir líquido.

Mas isso é um mero detalhe, já que a fama da fruta vem de outro lugar: suas elevadas propriedades nutricionais e curativas. O açaí é rico em proteínas, fibras, lipídios e minerais. A fruta possui boas taxas de nutrientes como o potássio, ferro, cálcio, vitaminas B, C e E.

Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.

Já se sabia que o açaí, uma fruta energética que provém das palmeiras amazónicas (açaizeiros), está a conhecer uma grande popularidade no mundo inteiro como um alimento saudável, apesar da pouca pesquisa realizada para esta fruta. Agora novos estudos suportam uma melhor compreensão dos benefícios deste poderoso fruto.

As proteínas colaboram com a coagulação do sangue, trabalham na composição de anticorpos e novos tecidos. O ferro regulariza as funções metabólicas e produz enzimas importantes para o cérebro, o fígado, o baço e os ossos. O cálcio atua na formação e manutenção das estruturas ósseas. O potássio diminui os níveis de sódio e equilibra a contração muscular.

As vitaminas presentes no açaí também desenvolvem um importante papel. A vitamina B1 estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. A vitamina C auxilia no crescimento e recuperação das células. E a vitamina E previne diabetes e doenças cardiovasculares.

A lista de benefícios do açaí continua. Contém antocianina, substância antioxidante que protege o corpo de infecções, câncer e doenças vasculares. As antocianinas são responsáveis pela circulação do sangue e auxiliam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Para completar, elas ainda combatem os radicais livres.

A quantidade de flavonóides do açaí é alta. Para ter uma idéia, o fruto possui cerca de 30 vezes mais que o vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. Os flavonóides tem função anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer. Sua colaboração é comprovada na prevenção e redução das doenças relacionadas aos radicais livres e as enfermidades cardiovasculares, circulatórias e cancerígenas.

Devido ao seu grande conteúdo em fibras ajuda ao bom funcionamento do aparelho digestivo, reduzindo o colesterol e evitando as doenças do cólon. Contém os ácidos gordos essenciais Omega 3, 6 e 9 que ajudam na regeneração das células, na redução do colesterol e nos problemas cardíacos. Ajuda no desenvolvimento do cérebro durante a gravidez. As vitaminas A e C naturais são potentes antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico (de defesa do corpo), a pele e a formação de glóbulos vermelhos.

O Açaí é extremamente rico em proteínas orgânicas vegetais (tem mais proteínas que o ovo) que não produzem colesterol durante a sua digestão e é de mais fácil assimilação pelo nosso organismo que as proteínas animais (do leite, ovo ou carne).


Fonte utilizadas: VivaViver.com.br e Dieta Já.


Com tantos benefícios do Açaí na sua refeição, tenho certeza que ficou com água na boca para provar essa super fruta. Que tal provar o Açaí e mais 18 frutas em um único suco? Ficou curioso, me manda um email dietadasfrutas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Blog Widget by LinkWithin