sábado, 19 de setembro de 2009

ATENÇÂO - MUDANÇA DE ENDEREÇO

Devido ao grande sucesso do site nos últimos dias, tivemos que fazer uma mudança de endereço. Agora você pode acompanhar a Dieta das Frutas no www.dietadasfrutas.com, nos encontramos lá!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cranberry no combate a infecções urinárias

Você conhece a cranberry? Essa frutinha vermelha, parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil, é alvo de diversas pesquisas sobre a prevenção de infecções urinárias. Os benefícios da fruta estariam em uma substância que impediria a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.

O Cranberry é uma fruta muito popular nos Estados Unidos e tem extrema importância na Saúde humana, principalmente de muitas mulheres que sofrem ou apresentam problemas urinários. É indicado para mulheres com CISTITE aguda ou mesmo reincidentes, substituindo antibióticos que podem acarretar em uma piora no quadro clínico, levando a uma nova e mais severa infecção.

No Brasil a fruta é conhecida como Oxicoco e ainda apresenta um mercado tímido. Mas de tanto sucesso que vem fazendo por aí a fora, principalmente nos EUA onde é usado a séculos, o Cranberry está cada vez mais sendo procurado internamente, resultado das características anti-sépticas da fruta elevando a acidez da urina, dificultando, assim, a proliferação e aderência bacterianas.

Altamente rico em antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados, ácidos fenólicos, entre outros antioxidantes e fitonutrientes, o cranberry é muito recomendado para tratar infecções de trato urinário.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, feito com 1.049 participantes, mostrou que o consumo diário de produtos à base da fruta, ao longo de um ano, reduzia a incidência de infecções urinárias em 35%. O efeito foi ainda maior em mulheres. Nelas, a redução foi de 39%.

Isso acontece porque alguns dos componentes da fruta evitam a adesão das bactérias à parede da bexiga. Porém, os benefícios proporcionados pelo consumo do cranberry vão além do trato urinário.

Outras duas propriedades medicinais do cranberry vêm merecendo atenção dos pesquisadores. "A fruta é rica em flavonóides, uma substância antioxidante que freia as células cancerosas", diz o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris. Na Universidade de Western Ontario, nos Estados Unidos, estudos demonstraram que o consumo de subprodutos da fruta pode inibir tumores de mama em animais. Já uma pesquisa inglesa constatou que o poder antioxidante do cranberry também é capaz de despencar os níveis do mau colesterol no sangue, sendo mais um instrumento para prevenir doenças como a arterosclerose.

Peça mais informações sobre o suco de cranberry e mais 18 frutas, pelo email dietadasfrutas@gmail.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Acerola a fruta campeã de vitamina c


Introduzida no Brasil, em Pernambuco, em meados do século XX, a acerola é, das frutas conhecidas, a que apresenta maior teor de vitamina C. Em cem gramas de sua polpa há 3.400mg de vitamina C ou ácido ascórbico, contra apenas cinqüenta miligramas na laranja ou no limão, trinta miligramas na manga e quinze miligramas na maçã.

A acerola é um fruto altamente perecível (conserva-se apenas 3 dias após a colheita) e contém altos teores de vitamina C, superando em 25 a 100 vezes a quantidade contida na laranja, em uma mesma quantidade de polpa. É uma fruta atrativa pelo seu sabor que pode ser doce ou ácido, além de ser fonte de vitamina C possui também outros diversos nutrientes, como: vitamina A, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B (Tiamina, Riboflavina e Niacina).

A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais.Pode ser consumida tanto in natura como industrializada, sob a forma de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas entre outras.

A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C. É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.

Eficaz contra reumatismo e para acelerar processos de cicatrização de feridas. Fortalece o organismo como um todo e é eficiente no tratamento de anemia. Tem sido recomendada como ingrediente indispensável na dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico.

Você percebeu que acerola tem mais de 40 vezes a quantidade de vitamina c em uma laranja? Que tal adicionar Acerola, Açai, Kiwi e mais 16 frutas em um único? Obtenha mais informações no email dietadasfrutas@gmail.com

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Romã um poderoso antioxidante


A fruta que alimenta simpatias populares e decora mesas em diversas celebrações, ainda mais nesta época do ano, agora é festejada até em laboratórios, graças à sua incrível capacidade de afastar doenças cardiovasculares e tumores.

Ela tem tantas virtudes para a saúde que vale a pena criar o hábito de consumi-la todos os dias. Um poderoso hidratante e antioxidante, seu extrato encontra cada vez mais espaço na indústria da beleza. Aproveite a estação para mergulhar de cabeça nos benefícios desta exótica fruta. A romã não atrai apenas sorte e fartura, prometidas pela simpatia popular a quem chupar seis sementes da fruta todo 6 de janeiro, Dia de Reis.

Há evidências de que a ingestão diária do suco feito com a casca, as sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir o câncer de mama e de próstata. Segundo a bioquímica Fernanda Archilla Jardini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), “ainda não foram realizados testes em humanos, mas as células tumorais in vitro tratadas com a bebida tiveram seu crescimento inibido”. Já os efeitos sobre a pressão e o colesterol estão comprovados desde 2001 por estudos do bioquímico norte-americano Michael Aviram, do Rambam Medical Center, em Haifa, Israel.

Os benefícios da romã tem vindo a ser estudados nos últimos anos. Este fruto é rico em oxidantes e contribui para o controle do mau colesterol, para além disso pensa-se que o seu consumo diário ajuda a combater a formação de coágulos sanguíneos responsáveis pelos enfartes. Para os homens o consumo de sumo de romã traz vantagens a nível sexual, alguns estudos garantem que este sumo tem o poder de aumentar a erecção masculina.

A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.

A fruta é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce leia-se flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas).

Que tal consumir um suco com Romã, Açaí, Kiwi, Damasco, Cupuaçu e mais 13 frutas? Escreva para dietadasfrutas@gmail.com e descubra como adquirir.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Açaí o super alimento


Estudo destaca que os antioxidantes contidos no açaí são absorvidos pelo organismo humano. Estudos indicarão se o consumo da fruta previne doenças.

Um importante alimento dos habitantes na Amazônia, que também é consumido de Norte a Sul do Brasil, tem se tornado cada vez mais popular em outros países, como os Estados Unidos: o açaí. Por ser comercializado como uma "superfruta" em mercados norte-americanos, que destacam os potenciais efeitos benéficos para a saúde, um grupo de pesquisadores da Universidade Texas A&M tem estudado o açaí desde 2001.

O mais recente resultado da pesquisa traz nova boa notícia aos consumidores do fruto da palmeira Euterpe oleracea. Em artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os cientistas descrevem que os antioxidantes contidos no açaí são absorvidos pelo organismo humano. O estudo envolveu 12 voluntários, que consumiram açaí em polpa e na forma de suco, esta última contendo metade da concentração de antocianinas - pigmentos que dão cor às frutas - do que a versão em polpa. Os dois alimentos foram comparados com sucos sem propriedades antioxidantes, usados como controle.

Amostras do sangue e da urina dos participantes foram tomadas 12 e 24 horas após o consumo e analisadas. Segundo os pesquisadores, tanto a polpa como o suco apresentaram absorção significativa de antioxidantes no sangue após terem sido consumidos. "O açaí tem baixo teor de açúcar e seu sabor é descrito como uma mistura de vinho tinto e chocolate. Ou seja, o que mais podemos querer de uma fruta?", disse Susanne Talcott, principal autora do estudo, do qual também participaram cientistas das universidades do Tennessee e da Flórida.

Segundo ela, trabalhos futuros poderão ajudar a determinar se o consumo do açaí pode resultar em benefícios para a saúde com relação à prevenção de doenças. O grupo do qual faz parte tem estudado a ação do açaí contra células cancerosas. "Nossa preocupação é que o açaí tem sido vendido como um superalimento. E ele definitivamente tem atributos notáveis, mas não pode ser considerado uma solução para doenças. Há muitos outros bons alimentos e o açaí pode ser parte de uma dieta bem balanceada", disse Susanne.

Fonte: Jornal Opovo

Com tantos benefícios do Açaí na sua refeição, tenho certeza que ficou com água na boca para provar essa super fruta. Que tal provar o Açaí e mais 18 frutas em um único suco? Ficou curioso, me manda um email dietadasfrutas@gmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Você conhece o Cupuaçu?


O cupuaçu é um fruto que possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o clássico cacau pelo seu primo, o cupuaçu.

O Estado do Pará produz anualmente 1.800 toneladas de polpa de cupuaçu e o Amazonas adquire 40 toneladas/ano para abastecer a Chocam, empresa que industrializa a polpa, na forma de bombons e geléias. O produto tem bom mercado externo.

Vitaminas encontradas no Cupuaçu

O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol.As sementes de cupuaçu têm despertado o interesse dos cientistas e contêm proteínas que enriquecem outros alimentos. A gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos.As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática, usada para fazer suco, sorvetes, vitaminas, doces, como musse, geléia, compotas, e licores.

Filtro Solar

Um filtro solar à base de óleo extraído da fruta do buriti ou da gordura da semente do cupuaçu deverá ser desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) em parceria coma Vita Derm para ajudar no combate e na prevenção ao câncer de pele. Empresa brasileira especializada na fabricação de produtos de beleza e estética, a Vita Derm deverá se aliar ao governo do estado, através da fundação de tecnologia, na luta contra o câncer de pele, responsável por 6% dos casos de câncer no Brasil.

Usos

Os melhores usos do cupuaçu são obtidos na forma de sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o País. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como a musse, compotas e geléias. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores.

O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o País.Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate

Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza.

Cupuaçu e mais 18 frutas em um único suco antioxidante. Adquira já ou peça mais informações pelo email dietadasfrutas@gmail.com

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Damasco e seus benefícios para saúde



O damasco é o fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e Sibéria que pode chegar até 7 metros de altura. A fruta foi introduzida na Inglaterra, durante o século XVIII, e na América do Norte, em 1920.

O damasco, também conhecido como abricó, é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. É uma fruta que pertence à mesma família do pêssego, mas é de menor tamanho, sabor mais ácido e polpa menos suculenta.

E se a intenção é manter a energia e fortalecer os ossos, o fósforo, o potássio e o cálcio contidos no fruto dão conta do recado. Além do mais, o sódio ajuda na transmissão nervosa e equilibra fluidos no organismo. É o damasco, também, um grande aliado dos anêmicos e indicado para raquitismo, desnutrição e cirrose hepática. Fortalece ainda os dentes, unhas e cabelos, auxiliando em tosses, gripes e prisões de ventre, além de ser um ótimo estimulante do apetite.

O damasco fresco pode ser consumido ao natural ou usado na preparação de musses, cremes e geléias. O damasco seco é usado como ingrediente de cremes, recheios, sorvetes e charlottes. O damasco em calda tem uso semelhante ao do pêssego na preparação de pavês e tortas. O damasco é rico em vitaminas A e B, além de conter uma quantidade bastante grande de ferro. A fruta também possui uma grande quantidade de fibras.

Sua casca e polpa amareladas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas são, portanto, bastante benéficas para o organismo. A vitamina A, por exemplo, traz saúde para os cabelos, a pele e é essencial para o desenvolvimento da visão. Já as vitaminas do complexo B ajudam a fortalecer o organismo contra as infecções, cicatrização de feridas e ajudam na formação de anticorpos. E, por sua vez, é a vitamina C que contribui para as defesas naturais e ajuda a absorver o ferro, uma substância, por sua vez, essencial para os glóbulos vermelhos.

Já pensou em consumir Damasco, Kiwi, Açaí e mais 16 frutas diariamente em um suco? Quer saber como? Mande um email para dietadasfrutas@gmail.com e descubra.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Kiwi fonte rica de antioxidantes



A história da fruta kiwi na alimentação começa há mais de 700 anos no vale do rio Yang-tse, na China. Na época o kiwi era considerado uma iguaria na corte. Entre 1800 e 1900 o conhecimento da fruta se espalhou para outros países. Em 1906 sementes do kiwi foram para a Nova Zelândia que começou a exportar sua produção aos Estados Unidos em 1962. Vem daí o nome atual da fruta devido ao pássaro nacional da Nova Zelândia "kiwi".

Essa fruta exótica foi incorporada nos costumes alimentares da população brasileira há muito pouco tempo. Com uma estranha aparência que não agrada muitas pessoas, depois de ser saboreado, com seu gosto levemente azedo, o kiwi vai ganhando seu espaço na preferência de muitos.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration - US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.

Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura. Com alto valor nutritivo, o Kiwi oferece inúmeros benefícios para a saúde. Tem pouca gordura e nenhum colesterol. Possui ainda propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células e a formação de rugas na pele.

Que tal consumir kiwi e mais 18 frutas diariamente na sua alimentação, em um único suco? Se ficou curioso em saber mais a respeito envie um email para dietadasfrutas@gmail.com pedindo mais informações.

Benefícios do açaí na alimentação


Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional.

De fruta conhecida apenas entre os indígenas e habitantes do norte brasileiro a estrela internacional consumida pelo mundo. O açaí, nativo de uma grande palmeira muito comum na Amazônia. Seu nome vem do tupi e significa “fruto que chora”, por sua peculiaridade de produzir líquido.

Mas isso é um mero detalhe, já que a fama da fruta vem de outro lugar: suas elevadas propriedades nutricionais e curativas. O açaí é rico em proteínas, fibras, lipídios e minerais. A fruta possui boas taxas de nutrientes como o potássio, ferro, cálcio, vitaminas B, C e E.

Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.

Já se sabia que o açaí, uma fruta energética que provém das palmeiras amazónicas (açaizeiros), está a conhecer uma grande popularidade no mundo inteiro como um alimento saudável, apesar da pouca pesquisa realizada para esta fruta. Agora novos estudos suportam uma melhor compreensão dos benefícios deste poderoso fruto.

As proteínas colaboram com a coagulação do sangue, trabalham na composição de anticorpos e novos tecidos. O ferro regulariza as funções metabólicas e produz enzimas importantes para o cérebro, o fígado, o baço e os ossos. O cálcio atua na formação e manutenção das estruturas ósseas. O potássio diminui os níveis de sódio e equilibra a contração muscular.

As vitaminas presentes no açaí também desenvolvem um importante papel. A vitamina B1 estimula a digestão, melhora o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. A vitamina C auxilia no crescimento e recuperação das células. E a vitamina E previne diabetes e doenças cardiovasculares.

A lista de benefícios do açaí continua. Contém antocianina, substância antioxidante que protege o corpo de infecções, câncer e doenças vasculares. As antocianinas são responsáveis pela circulação do sangue e auxiliam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Para completar, elas ainda combatem os radicais livres.

A quantidade de flavonóides do açaí é alta. Para ter uma idéia, o fruto possui cerca de 30 vezes mais que o vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. Os flavonóides tem função anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer. Sua colaboração é comprovada na prevenção e redução das doenças relacionadas aos radicais livres e as enfermidades cardiovasculares, circulatórias e cancerígenas.

Devido ao seu grande conteúdo em fibras ajuda ao bom funcionamento do aparelho digestivo, reduzindo o colesterol e evitando as doenças do cólon. Contém os ácidos gordos essenciais Omega 3, 6 e 9 que ajudam na regeneração das células, na redução do colesterol e nos problemas cardíacos. Ajuda no desenvolvimento do cérebro durante a gravidez. As vitaminas A e C naturais são potentes antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico (de defesa do corpo), a pele e a formação de glóbulos vermelhos.

O Açaí é extremamente rico em proteínas orgânicas vegetais (tem mais proteínas que o ovo) que não produzem colesterol durante a sua digestão e é de mais fácil assimilação pelo nosso organismo que as proteínas animais (do leite, ovo ou carne).


Fonte utilizadas: VivaViver.com.br e Dieta Já.


Com tantos benefícios do Açaí na sua refeição, tenho certeza que ficou com água na boca para provar essa super fruta. Que tal provar o Açaí e mais 18 frutas em um único suco? Ficou curioso, me manda um email dietadasfrutas@gmail.com


Blog Widget by LinkWithin